Cursos

O curso foi realizado como forma de desencadear reflexões sobre a mudança de paradigma em curso na ciência e suas possíveis implicações em diversos contextos de prática, a partir de um estudo centrado no pensamento sistêmico. O curso propôs o ensino da Metodologia de Atendimento Sistêmico para lidar com situação-problema, em um contexto de autonomia.

Palestrante: Profa. Maria José Esteves de Vasconcellos. (PUC-MG)

Data de início:31/03/2014

Data de término:01/04/2014

Carga Horária:20 horas 

O Curso de Regulação em Telecomunicações foi realizado como parte do projeto de cooperação técnico-científica firmado entre a UnB e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a interveniência da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e executado pelo Centro Interdisciplinar de Comunicação, Direito, Economia e Tecnologia das Comunicações (CCOM), grupo dedicado ao estudo e à pesquisa das mudanças estruturais ocorridas no Setor de Telecomunicações e da Economia do Brasil, que desencadearam a privatização do Sistema Telebrás de Telefonia Local e de Longas Distâncias e a criação da Anatel. O curso contemplou o treinamento técnico e profissional e foi oferecido a reguladores da América Latina e África.

Total de Horas: 160 horas-aula de curso, divididas em atividades acadêmicas e visitas técnicas, além de uma semana de estágio na Anatel, com carga horária de 40h.

O curso promoveu o fortalecimento da formação profissional de estudantes da UnB e especificadores de Sistemas de Missão Crítica para a Segurança Pública, por meio do aprimoramento sobre as tecnologias utilizadas na integração da comunicação entre as instituições voltadas à segurança do país. O conteúdo foi ministrado a partir da necessidade de compartilhar o conhecimento sobre a tecnologia na área de Sistemas de Comunicação Crítica preparando estudantes e profissionais para a tomada de decisões mais adequadas, levando em conta as necessidades específicas, o tamanho e a peculiaridade de cada projeto.

Coordenação geral: Prof. Dr. Luis Fernando Ramos Molinaro 

Carga Horária: 40 horas

O curso ofereceu conceitos relativos à teoria e prática para a construção de um e-book. O curso, com duração de uma semana, contou com conceitos introdutórios sobre livros eletrônicos, os principais formatos, a leitura e visualização, além de questões relacionadas a layout, projeto gráfico e boas práticas na diagramação de eBooks. Ao final, os alunos desenvolveram o projeto de um livro digital.

Coordenação geral: Profa. Dra. Daniela Favaro Garrossini

Data de início: 16/07/2012

Data de término: 20/07/2012

Carga Horária: 30 horas

O curso teve como objetivo apresentar vários aspectos e dimensões da realização do “Project Based Learning” (PBL), com vistas ao desenvolvimento de competências de um projeto, planejamento e execução de processos de aprendizagem baseados em projetos interdisciplinares. As atividades realizadas foram organizadas em três sessões presenciais e duas de trabalho em grupo, somando um total de 20 horas. No último dia do curso, os participantes apresentaram uma proposta de projeto de aprendizagem PBL de acordo com o trabalho de grupo desenvolvido.

Palestrantes: Rui Lima e Diana Mesquita,Universidade do Minho (Portugal).

Carga horária:20 horas

Data de início:28/06/2011

Data de término:30/06/2011